Matra Bagheera

terça-feira, 29 de junho de 2010

Matra Bagheera é um carro desportivo criado pelo grupo de engenharia francesa Matra, em cooperação com o fabricante de automóveis Simca e com design a cargo do grego Antonis Volanis. Com o nome inspirado na pantera de O Livro da Selva, o Bagheera foi criado com componentes Simca, incluindo os motores, caixa de velocidades e os elementos de suspensão, mas, ao contrário dos carros Simca, este era um carro de motor central (o Simca 1100 e 1307 eram carros de tracção frontal).
O corpo do Bagheera foi feito em poliéster, montado sobre uma estrutura de aço. Foi criado sob a forma de um hatchback elegante, com uma porta traseira que permitiu o acesso ao motor montado atrás do habitáculo. Houve apenas uma fila de assentos, mas caracterizou-se por uma rara combinação de três lugares. O Bagheera continua a ser um dos poucos desportivos de três lugares.
Quando lançado em 1973, o Bagheera estava disponível apenas com motor 1.3L, pertencente à família Simca do motor Tipo 315. Em 1975 foi implementada uma versão 1.5 L do mesmo motor. Em 1976, o Bagheera sofreu um restyling importante, apenas com a porta traseira inalterada. Outra mudança ocorreu em 1978, quando o painel de instrumentos foi substituído novamente, e em 1979 foi dado ao Bagheera as convencionais maçanetas em substituição das anteriores que ficavam meio escondidas. A produção do Bagheera terminou em 1980 com 47.802 viaturas construídas no total, quando foi substituído pelo Matra Murena.
O Bagheera pioneiro no desenvolvimento do motor em "U". Como os engenheiros acreditavam que a Matra Bagheera poderia usar uma motor mais potente, criaram uma construção única de dois motores Simca 1.3L, juntos lado a lado por uma panela comum, onde as duas cambotas estão ligadas por uma corrente. Isto resultou numa unidade de 2,6L de 8 cilindros, produzindo 168cv. No entanto, a Chrysler Europa, empresa-mãe da Simca - não estava disposta a prosseguir o projecto, devido à crise de combustível, bem como os seus próprios problemas financeiros. Assim, o Bagheera U8 permaneceu como um protótipo e apenas três unidades foram construídas.
No início de 1974, uma revista de carros alemã testou um Bagheera 1294 cc, comparando-o com um conjunto de concorrentes. O corpo do carro leve serviu bem nas comparações de desempenho: a velocidade máxima de 186,5 km/h foi registada contra 176,5 km/h do Alfa Romeo GT 1300 Junior, apesar de possuir mais três cavalos. O carro francês bateu também o italiano em aceleração, tendo levado 12,2 segundos a Existem poucos Bagheera actualmente devido aos problemas de qualidade e podridão do extenso corpo. Embora os painéis de poliéster não ganhassem ferrugem, o chassis de aço subjacente não tinha quase nenhuma protecção. Servindo de lição para Matra, o sucessor Murena contava com um chassis totalmente galvanizado.

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